Sobre nós
 

judogalileu1@hotmail.com    /     aeguaruja@hotmail.com

 

HISTÓRICO

 

Em que pese o Judô do Santos Futebol Clube ter vivenciado uma trajetória de sucesso sob a responsabilidade do professor Galileu, ocasião em que aquela equipe conquistou vários títulos nacionais e internacionais, com variados atletas de diversas categorias, em Agosto de 2003, a Diretoria do clube optou por encerrar as atividades daquela modalidade dentro das suas dependências fazendo com que, às pressas, se obtesse um espaço que pudesse manter a coesão do grupo, o que foi  feito nas dependências do Colégio Yeda Maria, na cidade do Guarujá/SP, com o nome de Associação Desportiva Guarujá, sendo que em Maio de 2004 houve a mudança para o Ginásio do Guaibê, também no Guarujá/SP.

Em função da mudança de local, onde a distância do novo "Dojô" era acentuada, tornou inviável a manutenção daquela equipe fazendo com que houvesse uma profunda renovação.

Por motivos políticos, em Janeiro de 2009, houve uma nova mudança, porém no nome, que passou para Associação Esportiva Guarujá, entretanto mantendo o mesmo grupo de pais e atletas.

 

 

PROJETO

 

A vida familiar, somada com a esportiva dentro do Judô, regada pelas vivencias religiosas e profissionais, tem nos ensinado que precisamos de sonhar para que possamos vislumbrar os objetivos mais elevados, enfatizando, entretanto, que os esforços que fazemos para atingi-los tem nos mostrado que por mais ambiciosa que seja essa meta ela é passível de ser alcançada, porém, para tal  além da necessária postura que o atleta tem que assumir também deve existir a presença do professor, já experiente, que apresente uma proposta e um planejamento a ser seguido com muita determinação.

A Associação Esportiva Guarujá possui duas metas distintas sendo uma direcionada para o grupo de atletas e outra para a nossa Sociedade.

 

 

PROJETO SOCIAL

 

No tocante a meta que abrange a nossa Sociedade a mesma está afeta a envolver as crianças e os jovens, de ambos os sexos, a partir de 06 (seis) anos de idade, onde se busca ofertar uma diretriz na vida social do atleta, cobrando da família que o mesmo esteja matriculado numa escola regular, ocasião em que se consulta as notas mensais obtidas, assim como se busca, através de parcerias, matriculá-los em escolas e cursos particulares, o que são obtidas através das parcerias com a Prefeitura e empresas locais.

 


PROJETO OLÍMPICO

 

Quanto ao aspecto olímpico, o mesmo, por se tratar de um treinamento de alto rendimento, busca abranger os atletas potencialmente adequados, oriundos da escolinha que é abraçada pelo Projeto Social, assim como os atletas de outras origens, que deverão vivenciar um severo crivo realizado pela equipe multidisciplinar, que é coordenada pelo professor Galileu.


 

  TRAJETÓRIA DENTRO DO JUDÔ

 

O início do ano de 1966, no dojô do Esporte Clube Beira Mar, em São Vicente/SP, sob orientação do professor e amigo Kioshi Takagi, marcou o princípio da trajetória esportiva do atleta Galileu, motivado em servir de parceiro e companheiro nos treinos, ao seu irmão Galilei,  que, já na época em questão, era um  admirador da filosofia do Sen Sei Jigoro Kano, que imediatamente também se encantou por este caminho, consciente de que o mesmo era espinhoso.

Em que pese a carência de atletas para se realizar um treino eficaz, já que o judô não era muito divulgado em nossa sociedade, os dois irmãos  se envolveram com amor e muita dedicação nos treinamentos fazendo com que se destacassem acentuadamente no cenário estadual, onde os resultados obtidos desaguaram em constantes convites para representarem várias agremiações da região  que sempre foram refutadas.

Outrossim, o atleta Galileu, com 02 (dois) anos de treinamento rígido para os padrões da época, conseguiu conquistar a faixa preta, por exigência da Federação Paulista de Judô, após ter conquistado, ainda com a faixa branca, o campeonato regional, que era a seletiva para o campeonato Paulista, onde vários atletas graduados na faixa preta foram superados em combate através de confronto direto com o mesmo.

No ano de 1975, quando participava da sua segunda final de Campeonato Paulista, já atleta da Associação de Judô Paulo Duarte, tomou conhecimento de um nova metodologia de treinamento, onde houve uma empatia com a sua personalidade, que era muito mais disciplinadora, rígida e, acentuadamente, mais eficaz, e que foi desenvolvida pelo mestre Ushiro Umakakeba, da cidade de Bastos/SP, ocasião em que passou a implementar aquele sistema de treinamento na sua vida esportiva de judoca, carreando-a até os dias de hoje, já na condição de professor e técnico.

 

 

MENSAGEM

Na sua trajetória, dentre os vários aprendizados conquistados dentro da esfera Judoísta, destaca  que" O caminho estampado para trilharmos na vida é repleto de competições e que não basta ser bom, tem que ser o melhor sempre, e lutar para que a vida conspire para o seu sucesso".

 HISTÓRIA DO JUDÔ

 

Judô (português brasileiro) ou Judo (português europeu) (柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico , a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

OBS: Como muitos pensam o Judô não veio do Jiu-Jitsu, o Judô veio do Ju-Jutsu. O Jiu-Jitsu brasileiro é uma variação do Judo tradicional, na época ainda conhecido como um estilo de Ju-Jutso criado pelo Kano e chamado de Jiu-Jistu em muitos países, como o Brasil. A família Gracie aprendeu com o lutador do Kodokan chamado Mitsuyo Maeda e difundiu a arte que hoje em dia é conhecida como Jiu-Jitsu.

O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.